segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eleições 2010

Após a vitória

Dilma se reúne com aliados em Brasília para definir agenda para os próximos dias

Publicada em 01/11/2010 às 12h55m
Isabel Braga
 
BRASÍLIA - Um dia após se tornar a primeira mulher presidente do Brasil , Dilma Rousseff (PT) teve uma manhã agitada na sua casa em Brasília. Logo cedo, políticos aliados foram até o local para uma reunião em que, segundo o presidente do PT, José Eduardo Dutra, serão definidas a agenda de Dilma para esta segunda-feira e os próximos dias. Estiveram na casa da presidente eleita o deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, e o ex-ministro Patrus Ananias. Na sexta-feira, acontecerá a primeira reunião de governo, quando será traçada a transição do governo Lula para a futura administração Dilma.
- Ela (Dilma) vai discutir com tranquilidade. Tem total liberdade para formar sua equipe - afirmou o secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo.
" Ela vai discutir com tranquilidade. Tem total liberdade para formar sua equipe "

( Confira o especial da era Lula )
( Qual deve ser a prioridade do governo Dilma? Vote )
( O que você gostaria de dizer para a próxima presidente? Mande sua mensagem )
( As promessas de Dilma )
Cotado para assumir o Ministério da Justiça, Cardozo negou que tenha recebido o convite. Ele disse estar muito feliz com a vitória do partido, mas lembrou que é preciso voltar ao trabalho "porque tem muito caminho pela frente". O secretário-geral do partido contou que foi "emocionante" o encontro entre Dilma e o presidente Lula na noite do domingo, no Palácio da Alvorada.
- O presidente Lula ficou muito feliz com a vitória. É também uma demonstração de sucesso de seu governo - disse.
Manhã dedicada para ligações para chefes de estado
Dilma dedicou a manhã para retornar as ligações que recebeu no domingo de chefes de estado . Ela já conversou com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e recebeu ligações de outros líderes da Europa, da América Latina e da Ásia.
" A comemoração foi ontem. Agora tem que trabalhar "

- Hoje ela só está ligando para os chefes de estado que ligaram ontem (no domingo) e ela não pôde atender. Está dando o retorno para eles - afirmou Dutra.
Questionado sobre se foi para a casa de Dilma continuar a comemoração pela vitória, Palocci disse:
- A comemoração foi ontem. Agora tem que trabalhar - disse o deputado, cotado para voltar ao Ministério .
Dutra considerou natural a fala do candidato derrotado, José Serra (PSDB), que disse que sua derrota não significou um adeus, "mas um até logo" . Segundo o presidente do PT, o tucano tinha que dar uma levantada na moral da sua base.
- Foi normal, natural. Se ele é oposição, mesmo derrotada, (a oposição) tem que dar uma emulada na sua base. Eu também fiz isso quando perdi eleição - afirmou.
Dutra disse que Serra ligou para Dilma ainda no domingo à noite. Como estava dando entrevista, a presidente eleita não atendeu o tucano, que conversou com Palocci. Mais tarde, quando já estava no Alvorada, Dilma conversou com Serra. Dutra disse que foi uma conversa normal, onde ocorreram cumprimentos protocolares. Dilma também conversou com a senadora Marina Silva (PV-AC), candidata derrotada no primeiro turno. Mas não foram divulgados detalhes da conversa com a ex-ministra do Meio Ambiente.
Perguntado se Dilma iria tirar uns dias de folga, o presidente do PT disse:
- Provavelmente, mas o que vamos discutir hoje (nesta segunda) é a agenda dela de hoje para frente - concluiu.
No primeiro pronunciamento após eleita, Dilma prometeu fazer um governo "para todos" sem perseguir adversários ou proteger amigos. Na avaliação de Cardozo, esse aceno feito à oposição é importante.
- Ela fez um aceno à oposição e continuará fazendo. É importante governar o país com unidade - afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário